sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Resenha #15 O Guardião de Memórias – Kim Edwards

Autor: Kim Edwards
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296141
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 368
Ano: 2007 


Tudo começa no inverno de 1964, onde o doutor David Henry, devido às circunstâncias, é obrigado a fazer  o parto de sua esposa Norah Henry

A criança nasce saudável, é um menino, a quem os pais deram o nome de Paul. Mas eis que algo surpreendente acontece. Sem saber, Norah estava grávida de gêmeos e o segundo filho é uma menina, nascida com Síndrome de Down, que passaria a se chamar Phoebe.

Ao observar as características que sua filha traz, David começa a recordar seu triste passado, as dores sofridas pela sua mãe ao cuidar da irmã deste, que também nascera com a síndrome e uma malformação cardíaca, o que antecipou sua morte aos 12 anos de idade. David não queria reviver aquela dor, então, toma uma decisão que marcará para sempre a vida de sua família e que o perseguirá até a morte.

Desejando poupar sua esposa de grandes preocupações e tristezas por ter que cuidar de uma criança com anomalia, David pede à enfermeira que o ajudara no parto, Caroline Gill, para que leve a menina para alguma instituição e que lá esta receba os devidos cuidados.

Atendendo ao pedido do pai, Caroline segue o caminho para a adoção de Phoebe, no entanto, tocada pela fragilidade do bebê, não consegue abandoná-la. Então, sai da cidade para criá-la como sua própria filha.

David decidira mentir para a esposa, dizendo que a filha havia nascido morta. A partir daí, o destino do casal, outrora apaixonados e muito felizes fazendo tantos planos com a chegada de um filho, muda completamente. As feridas causadas pelas mentiras e traições são irreversíveis e David sente o peso de seu erro. Sua vida passa a desmoronar!

David fora tomado pela certeza antiga de que a noite de nevasca não ficaria impune. A vida tinha continuado, era plena e rica; em todos aspectos visíveis, ele era um sucesso. No entanto, em momentos esporádicos [...] tinha sobressaltos repentinos, afligido pela culpa. Dera sua própria filha. (p. 178)

O guardião de memórias é um livro que traz muitas reflexões acerca do poder de nossas escolhas, de como estas nos perseguem e quais as suas consequências. A Síndrome de Down é tratada de forma muito interessante, apresentando todos os desafios que as pessoas têm de conseguir um lugar na sociedade, de não ser olhada de modo diferenciado ao de uma pessoa dita “normal” e de aprender a viver com as suas diferenças, tendo também o direito à felicidade.

Phoebe transforma-se em uma garota encantadora, seu sorriso fácil e espontâneo tem o dom de cativar. Sua inocência, alegria e amor sincero são qualidades que destaco como simples formas de superar os obstáculos que a vida impõe. Poderia falar muito mais desse comovente drama, no entanto, deixo a vocês a oportunidade de conhecer essa história tão tocante.

Até a próxima
Sabrina Sousa





Kim Edwards é autora da coleção de contos intitulada The Secrets of the Fire King, indicada para o Prêmio PEN/Hemingway de 1998, e recebeu o Prêmio Whiting e o Prêmio Nelson Algren. Pós-graduada no Seminário de Escritores de Iowa, ela é professora-assistente de inglês na Universidade de Kentucky.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...