terça-feira, 23 de outubro de 2012

Resenha #24 - A Vida em Tons de Cinza (Ruta Sepetys)


É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão ou recompensa. (p. 16)

Como falar de um livro que possui tamanha sensibilidade? Assim é A vida em tons de cinza, de Ruta Sepetys, publicado pela Editora Arqueiro. Se você tiver a oportunidade de lê-lo, não perca tempo! Faz um bom tempo que o comprei, porque tinha visto muitos comentários positivos a respeito, mas mesmo assim o deixei por um longo tempo na prateleira. Decidi não iniciar com muita expectativa, mas confesso que toda a narrativa me surpreendeu bastante. Então, vamos ao que interessa...


14 de junho de 1941 - Contexto da integração dos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) à União Soviética

Lina Vilkas é uma garota lituana de 15 anos que até então vivia feliz e tranquilamente com seus pais e seu irmão mais novo, Jonas. Ela tinha o grande sonho de estudar artes. Possuía uma incrível veia artística! No entanto, seus planos são frustrados quando, de modo abrupto, juntamente com a mãe e o irmão, é deportada para um campo de trabalho, na Sibéria. 

Assim como aconteceu com a família de Lina, milhares de pessoas também foram roubadas de suas próprias casas para sofrer nas mãos do exército soviético, acabando sendo vítimas do genocídio causado por Stalin. Seriam escravos e para sobreviver, teriam que trabalhar duramente, ficavam a mercê de maus tratos, humilhações e miséria. Uma luta pela sobrevivência que mostra a crueldade humana e a desvalorização de uma vida.

Vocês algum dia já pensaram em quanto vale a  vida de uma pessoa? Naquela manhã, a vida do meu irmão custou um relógio de bolso. (p. 27)

Lina, através de seus desenhos, procura estabelecer algum contato com seu pai, reitor de uma universidade, que também fora preso. Desejando com todas as suas forças que o mesmo os venha buscar. E ao lado de sua mãe e Jonas, nutrem a esperança de alcançar de volta a vida que tinham, longe de tanta tristeza, presenciando a morte de muitos que foram deixados pelo caminho. 

É uma história impactante que faz com que venhamos pensar em todas aquelas pessoas inocentes que foram dizimadas, acusadas tão injustamente. Difícil não ser chocado com a indiferença de certas pessoas.

Ruta Sepetys fez, sem dúvida, um ótimo trabalho de pesquisa, tomando o relato de sobreviventes e através disso, criou uma história comovente, fácil de se ler, mas difícil de aceitar, pois sabemos que a mesma está presente na nossa realidade, na nossa história, que muitas vezes é esquecida. 

Destaco como ponto interessante o fato das pessoas deportadas se ajudarem tanto na carência de vestimentas para se protegerem do frio, como nos alimentos e de forças para continuarem, esperando com dignidade um novo horizonte, que traga paz e amor.

Bom, acho melhor parar por aqui, senão corro o risco de soltar spoilers. Mas aqui ficam minhas impressões a respeito de A Vida em Tons de Cinza. Nem preciso dizer que é um livro que recomendo, não é mesmo?! O que vocês acharam? 

Até a próxima!

Sabrina Sousa

Sobre a autora:
Nascida e criada em Michigan, nos Estados Unidos, Ruta Sepetys é filha de um lituano refugiado. Os países bálticos – Estônia, Letônia e Lituânia – sumiram do mapa em 1941, anexados pela União Soviética, e só reconquistaram sua independência na década de 1990. Com A vida em tons de cinza, seu primeiro romance, Ruta pôde dar voz às centenas de milhares de pessoas que, de alguma forma, foram atingidas pelo genocídio perpetrado por Stalin. Ruta mora com a família no Tennessee.



5 comentários:

  1. Faz tempoooooooo que quero esse livro. E agora sabendo a sua opinião, flor, fico ainda mais motivada a ler. Espero que o leia em breve.

    bjs.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Camila!
      É uma leitura maaravilhosa, flor!
      Tenho certeza que você irá curtir bastante. ;)

      Beeijo*;

      Excluir
  2. Nossa nem lembrava que eu tinha esse livro na estante, agora lendo sua resenha fiquei com muita vontade e lembrei que ainda não dei a atenção devida a ele.
    Vou passar ele na frente das próximas leituras.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Caline!
      Leia-o logo sim, sim. hehe

      Obrigada pela sua visita, flor!
      Beeijo*;

      Excluir
  3. Magnífica história que gostaria de ler nas entrelinhas.

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...