sábado, 15 de setembro de 2012

Resenha #12 Um sinal de Esperança (Giselda L. Nicolelis)



E ai, galera...

Hoje, mais uma resenha. Desta vez, literatura infanto-juvenil...


"Oldemar levanta a cabeça, recebe no rosto a chuva gelada, a roupa de cetim colada ao seu corpo frágil de menino. Onde será que estão o Atman, o Ivânderson, a Lucied? Será que existe mesmo um céu, como falou a Wladya? De uma coisa, porém, ele tem certeza: cresceu, deixou de ser criança. Não é mais Oldemar, agora é ZUMBI!" (p. 61)


"Um sinal de esperança" é um livro que conta a história de Oldemar, um menino que morava em uma favela com a avó. Apaixonado por samba e futebol, queria um futuro no jogo, mas não poderia ter grandes esperança vivendo em um lugar marcado pelo tráfico, pelo crime...

Um dia sai para se divertir com seus amigos. Ivânderson convida-os para chupar mangas. E vão até a chácara do seu Tonico! Combinam de se encontrar depois da aula. O que surpreende a todos é que há duas feras, dois grandes cachorros na chácara. Seu Tonico os assusta com uma espingarda, pensando que são ladrões, e acaba que por disparar tiros, que acertam fatalmente Atman, Ivânderson e Lucied, sobrevivendo apenas Oldemar...

Como se já não bastasse a perda dos amigos, os sentimentos do nosso protagonista ainda são abalados, com o Cobra, chefe do tráfico na favela. Ele quer que Oldemar seja um dos seus "aviões", garotos que eram usados para vender drogas... Os traficantes ofereciam sempre muito dinheiro e ajuda para os garotos que trabalhavam para eles no crime... Oldemar por muito se esquivou e passou por diversas situações para se afastar do Cobra e de sua quadrilha... Como ele consegue se livrar do chefe do tráfico?

Vó Rosa sempre acreditou que seu neto iria ser mais do que uma criança de favela. Iria ser um novo "Zumbi". De certo que o destino preparava algo especial para ele...

"Um sinal de esperança" é um livro pequeno, simples, com um layout belíssimo. Super indicado para criança e adolescentes conhecerem a realidade que muitas famílias brasileiras vivem. Em suas 65 páginas, Giselda Laporta Nocolelis (Importante escritora contemporânea de livros dedicados ao público adolescente) consegue prender o leitor pelas letras, fazendo-o não se afastar até que descubra o desfecho da belíssima história de Oldemar... Vale à pena conferir, sim! Em meio à favela... "Um sinal de esperança"!!!




__________________________
Formada em Jornalismo, teve sua primeira história publicada em 1972 e o primeiro livro em 1974. Foi então que descobriu seu verdadeiro caminho: a literatura infantil e juvenil, crianças e adolescentes. Hoje sua obra abrange mais de cem títulos, entre livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por dezenas de editoras, com centenas de edições, e milhões de exemplares vendidos. Muitas de suas obras abordam temas que ajudam a combater o preconceito contra os diferentes, excluídos, ou seja, a minoria. (SKOOB)

7 comentários:

  1. Oi, Tê!

    Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser uma história bem interessante, logo porque também aponta a triste realidade de muitas crianças, vítimas da violência e das drogas.

    Beeijo*;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente o livro é muito bom! vale apena comprar

      Excluir
  2. muito legal esse livro d+

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito no meu trabalho de escola,obrigado

    ResponderExcluir
  4. Obrigado ajudou no meu trabalho escola thal

    ResponderExcluir
  5. Obrigado ajudou no meu trabalho escola thal

    ResponderExcluir
  6. É muito bom!!
    Amei...
    Vale a pena!!

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...