terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resenha #14 Viver Melhor (Maria Tereza Maldonado)



E ai, pessoal...
Mais uma resenha.


Hoje, escolhi o livro "Viver Melhor" da Maria Tereza Maldonado, uma super escritora...

Quem nunca teve um milhão quatrocentos e cinquenta e dois pensamentos na cabeça enquanto foi adolescente?! Ainda mais em uma época em que o diálogo não estava (e diga de passagem, não está) aberto entre pais e filhos.

O livro conta a história de um grupo de amigos, adolescentes, passando por várias situações extremas de crises da puberdade. Uma história que fala de amizade e dúvidas. Entre o redemoinho de emoções que vivem os jovens, dentre outras personagens:

Cláudio = tímido, conciliador, não gostava de todas as matérias que a escola oferecia, gostava de meditar... Apaixonado por Bianca, porém nunca antes namorara, nem "ficara" com ninguém...
Bianca =  Muito bonita, era a paixão secreta de Claudio. Engravida de um namorado e não sabe como contar para os pais a notícia.
Tininha = Era filha única. Sofreu com a separação dos pais e uma das melhores amigas de Claudio.
Fernando = Era um excelente jogador de vôlei, até que um grave acidente transformou sua vida e o deixou paraplégico.
Rê = Muito namoradora ou "pegadora" (popularmente conhecido, hoje).

É difícil ser "grande" enquanto se é "pequeno"... Para enfrentar essas crises e novas descobertas pelas quais passam, nossas personagens criam um grupo para exteriorizar sua emoções, compartilhar experiências e encontrar, com os próprios amigos, soluções para seus problemas. Nasce então o "Viver Melhor".

É um livro super envolvente. Indico esta leitura para todos os adolescentes. 
Alguns trechos dos pensamentos de Cláudio, presentes no livro:

Pensamentos e sentimentos surgiram embolados em grandes ondas […] entremeados com a imagem de Bianca e a vontade de saber o que ela iria fazer da vida. Maldizendo a própria timidez, pensou novamente em Adriano: “Do que ele fala que elas gostam tanto? O que as garotas gostam de ouvir? Ou será que o papo não é o principal, e o mais importante é o beijo? A Fabi escreveu na agenda que desistiu do louro cabeludo porque não sabia beijar direito… E ainda tinha o lance do mau hálito”.

[…] 

“É muito fácil ouvir o problema dos outros do que falar sobre as próprias dificuldades. Quem sabe a Tininha, a Mara ou até o próprio Fernando podem me ajudar a vencer essa timidez. Mas como apresentar o assunto? Tudo bem que as dores de amores sejam o nosso assunto preferido, mas falar de mim é tão difícil! Tininha já teve uma paixão não correspondida e ficou com dois meninos; Mara já ficou com vários até namorou um deles. Elas até sabem que eu gosto da Bianca, mas eu não consigo desabafar. Droga de timidez! Por que só me ataca quando tento me aproximar da Bianca”.

[…] 

Sentia-se perdido no meio da batalha entre a vontade de namorar Bianca e a maldita timidez. Imaginou, mais uma vez, Bianca sem Rafa: “E se eu perguntar se ela quer me namorar e ela responder que não? Eu ficaria arrasado, não tenho dúvida. Mas seu eu não criar coragem, quem garante que ela vai ficar me esperando? 

[…] 

“Coisa complicada, ser homem e ter que tomar a iniciativa. […] Seria bem melhor ser seduzido… Bianca chegando perto, dizendo que gosta de mim… Aí, pronto, não teria problema. Será?”


É! Ser adolescente não é fácil! (Ser adulto também não).
Pensamos que "certas" coisas só acontecem conosco. O fato é que todos sentimos, vemos, pensamos praticamente as mesmas ideias. Não compartilha-las é dar abertura para a não resolução de dilemas e a frustração tomar conta de nosso crescimento. 

A turma quer implantar o projeto "Viver Melhor" em sua escola, porém o "sistema" não permite. Incrível! Como educar e acompanhar esse crescimento se os próprios educadores não dão oportunidade a seus estudantes?! O grupo conversa, então, com uma prima de Cláudio, recém-formada em psicologia. Passam a fazer suas reuniões no salão de festas do condomínio de um dos integrantes. Suas conversas são sobre problemas com família, amigos, problemas dos outros, festas, paqueras, passeios, alegrias, inseguranças... tudo o que mandasse o coração.

Um livro super recomendado. Leia!! Você vai gostar! (Sendo adolescente ou não!)


Editora: Saraiva
Páginas: 94
Ilustrador : Cláudio Tucci

__________________________

Mora no Rio de Janeiro, é Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, membro da American Family Therapy Academy e exerce a profissão desde 1971.

Foi professora da PUC-Rio e da Universidade Santa Úrsula; coordenou equipes de psicologia em hospitais públicos e privados; atua em projetos sociais de algumas ONGs; trabalha com consultoria familiar; atua como palestrante em todo o Brasil; tem 34 livros publicados e 56 artigos em revistas especializadas no Brasil, Argentina e Estados Unidos; assinou a coluna Vida em Família na revista Vida do Jornal do Brasil; foi docente do Curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ.

2 comentários:

  1. Que legal da sua parte nos apresentar esse livro, que, sinceramente, eu não compraria pela capa, rs. Sei que é fútil da minha parte, mas sou assim e o rejeitaria apenas por isso. Fico feliz que seja uma ótima leitura e agradeço a recomendação, haha, não perderei a oportunidade de ler, e irei rever meus conceitos sobre capas. kkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... essa história do "julgar o livro pela capa" acontece com todos. Também não gostei da capa quando a vi. Mas tinha que ler para apresentar aos meus alunos, na escola em que trabalho. O livro foi um sucesso... uma linguagem super acessível... Tenho certeza que irá gostar!!!

      Excluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...