quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Resenha #30 - A Culpa é das Estrelas (John Green)



- Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0, 112 e  uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter [...]. (p. 235)

Bom diia, galera!

Hoje trago a resenha de um dos livros que há tempos sentia vontade de ler, devido o enorme número de comentários super positivos a respeito, nas redes sociais: A Culpa é das estrelas, da Editora Intrínseca. O livro, em si, é uma fofura. Fica lindo em qualquer estante! hehe

Bom, mas vamos ao que interessa...

Hazel Grace é uma garota de 16 anos que sofre de câncer de tireóide. É uma paciente em estado terminal, mas que por um milagre da medicina ainda pode gozar de mais alguns anos de vida. Ela tenta levar a vida da melhor forma possível, uma leitora compulsiva que tem como livro de cabeceira Uma Aflição Imperial, do seu único autor preferido Peter Van Houten, que mora em Amsterdã.  

Augustus Waters é um jovem de 17 anos, vítima do chamado osteossarcoma, um tumor maligno ósseo que fez com que ele amputasse uma perna. É um lindo, simpático e charmoso garoto que conhece Hazel, num certo dia, em uma reunião do Grupo de Apoio a pessoas que também sofrem de câncer (lugar que Hazel frequenta com relutância). 

A atração entre os dois surge rapidamente. E então, compartilhando suas deficiências e diferenças, iniciam uma interessante e sincera amizade, passando a construir uma relação afetiva que se fortalece cada dia mais:

- Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você. (p. 142) 

John Green nos surpreende com uma emocionante história. Achei bem interessante o fato de termos como protagonistas personagens que lutam contra o câncer, mas que o tema principal do livro não é a doença em si. Através das atitudes maduras de Hazel, somos direcionados a um outro lado, o lado que faz com que, mesmo com certas limitações, possamos extrair o máximo que a vida nos oferece, como amar e permitir ser amada.

Acredito que não há muito o que falar sobre este livro. A linguagem é simples, rápida e basta ler cada capítulo para mergulhar na vida das personagens, torcendo pela felicidade em meio à tragédia, à alegria no terrenos das dores. São, sem dúvida, personagens inspiradoras!

O autor também cria reviravoltas surpreendentes, mas no meu caso, confesso que não me surpreendi muito, acredito que foi porque sofri spoiler (#chateada. Quem manda emprestar algum livro antes de lê-lo, né?!). Portanto, se você tiver esse livro, leia-o e fique também, como muita gente, tentado(a) a ler até "a lista de compras de supermercado de John Green"! :)

Até a próxima!

Sabrina Sousa

JOHN GREEN é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. Autor best-seller do The New York Times, premiado com a Printz Medal e o Printz Honor da American Association e com o Edgar Award, foi duas vezes finalista do prêmio literário do LA Times. Com o irmão, Hank, mantém o canal do Youtube "Vlogbrothers" (youtube.com/vlogbrothers), um dos projetos de video on-line mais populares do mundo. Mora com a mulher e o filho em Indianápolis, Indiana.


2 comentários:

  1. Oi flor!
    Babei na resenha! rs
    Estou querendo ler esse livro há um tempo, mas minha lista de leitura está enorme e o dinheiro está curto! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe. Sei como é, flor!
      Também estava super a fim de lê-lo. Imagina a minha alegria quando soube que o havia ganhado em uma promoção! Aadoreei!
      Torcendo para que você o consiga em breve! ;)

      Muito obrigada pela sua visita, querida!
      Beeijo*;

      Excluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...