segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Resenha #31 - Jogos Vorazes (Suzanne Collins)


Saudações, queridos leitores!
Como andam os preparativos para a chegada do Ano Novo?? Espero que estejam a mil!

Este fim de ano, para mim, foi uma correira total. Com as muitas leituras para a faculdade e estudando para concurso, acabei não dando tanta atenção aos meus livrinhos (#trágico), mas enfim, não resisti e acabei tirando da prateleira essa preciosidade que é Jogos Vorazes, o 1º livro de uma trilogia, escrita por Suzanne Collins, publicada no Brasil pela editora Rocco. 

Acredito que todos vocês já conhecem. Já faz algum tempo que comprei o box no Submarino, mas só agora tive a oportunidade de ler este livro, que é incrível! 

Vamos à última resenha de 2012, então...


[...] Não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis. (p. 43)
Jogos Vorazes é uma competição anual na Panem, uma nova nação formada por doze distritos, que é controlada pela Capital. Competição essa transmitida em rede nacional, pela televisão, onde são sorteados em cada distrito um garoto e uma garota, entre as idades de 12 a 18 anos, para lutarem até a morte! 

Já imaginou participar de uma espécie de reality show, onde para vencer você precisa lutar colocando literalmente a sua vida em jogo? E que milhões de pessoas serão espectadores de cada passo seu? Onde a sua família e amigos poderão também assistir a sua morte? Assim acontece nos Jogos Vorazes. "Que a sorte esteja sempre a seu favor."

Neste ano, os jogos estão na sua septuagésima quarta edição. Ao todo, 24 participantes e entre eles estão Katniss Everdeen e Peeta Mellark, ambos do distrito 12.

Do início ao fim da narrativa, ficamos admirados com a determinação da jovem Katniss, como também de sua coragem e ousadia em oferecer-se como tributo, no lugar de sua amada irmã, Primrose de apenas 12 anos, a quem defenderia a todo custo.

Peeta é um jovem adorável. A relação entre ele e Katniss é bem empolgante. Ela não sabe se pode confiar nele, pois mesmo pertencendo ao mesmo distrito, na arena, é cada um por si. Mas toda uma história romântica acaba sendo construída com base neles e é a partir daí que os ânimos serão ainda mais aflorados para que todos possam fazer suas apostas, torcer pelo mais forte e ter uma edição dos jogos nunca antes vista. O amor em meio à guerra... Mas será que este prevalecerá?? Nesta acirrada disputa, que vença o melhor!

Muito me impressionou a escrita da autora. Sabe aquele momento da leitura em que você se pergunta: "Uau!  De onde ela tirou isso??" Pois é, me peguei pensando assim em várias passagens. Cada capítulo é repleto de ação. Neste livro, também podemos refletir sobre alguns temas, como a centralização do poder, a luta pela sobrevivência fora e dentro dos jogos, a miséria.

Enfim, espero que se você não tiver lido o livro, tenha essa oportunidade. Fico muito feliz em terminar o ano com essa leitura e amanhã mesmo estarei assistindo ao filme. Agora, só aguardar a oportunidade de ler a continuação dessa eletrizante estória (Em Chamas e A Esperança).

Até o ano que vem, galera! :)
Feliz 2013!!

Sabrina Sousa


SUZANNE COLLINS nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Ela vive com a família em Connecticut.
Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...