sábado, 27 de outubro de 2012

Resenha #25 Diário da Sibila Rubra (Kizzy Ysatis)

"É a hora das mulheres. Lembra-te disso. Lembra-te sempre. Acredita e não tem medo. Faze o teu que a magia acontece. Enxerga primeiro que depois aparece. Abraça o vento. Arranca a raiz mágica da terra fértil. Límpida será a água em que banharás teu rosto." (p. 256)

Diário da Sibila Rubra - O retorno das bruxas, de Kizzy Ysatis,  é um livro que narra a vida de Elaine, uma descendente das Sibilas Rubras, que está aprendendo os rituais de sua Ordem, a qual está sendo ameaçada por uma força implacável e poderosa. Para proteger as Sibilas e as tradições Elaine se alia ao vampiro Luar, um ser tão poderoso e perigoso, quanto a força ameaçadora.

A princípio, não estava compreendendo os primeiros capítulos. Diário da Sibila Rubra é uma continuação independente de Clube dos Imortais. Não é necessário lê-lo primeiro, mas acredito que, quem tenha o feito antes, se envolveu mais facilmente com o enredo. Vale ressaltar que o designer do livro é magnífico. Capa em alto relevo. Cada início de capítulo traz: uma epígrafe do próprio autor; "Opus um" (dois, etc) mais o nome do capítulo; uma epígrafe de outros escritores (só os melhores!)... 

Elaine é a primeira filha de uma sequência de sete irmãs e um menino, Thomas, seu meio-irmão. Moram em uma ilha, a bruxólica Ilha de Santa Catarina. Como não podem revelar seus poderes místicos, sua mãe, Vivian, as educa aparentemente na fé cristã. Todas aprendem a doutrina tanto Católica, quanto da Ordem das Sibilas.

Segundo a tradição depois da morte da Matriarca das sibilas, só pode haver uma líder. É quase certo que Elaine disputará este "trono" com Dinah. Apesar de serem uma variante de bruxas, Vivan educou suas filhas de forma a nunca se envolverem com magia negra, pois uma vez envolvidas, as consequências devem ser recebidas sem piedade. Porém Dinah não joga limpo. Apela a poderes sombrios para se dar bem.

Elaine nutre um amor platônico por Thomas. Mas não pode revela-lo, pois são meio-irmãos.

"Pensava em amores impossíveis. Pensava em toques. Toques que incendeiam ao mais leve resvalo. Queria toca-lo. Tanto e tanto... Num leve movimento, eu  tocaria com carinho. Com o dedo. O meu dedo no dedo dele. Bem de leve. Ah, que coisa boa. Já estou até sentindo sem ainda tocar. A mão no banco, a centímetros da minha. A pele macia (bem de leve). Eu suspirava e tremia. Mexi o dedo. Não o bastante. Aguenta menina. O coração já quer escapar pela boca. Quase lá, só um centímetro. Cuidado. Tinha de parecer que foi sem intenção. 
- Vamos, meninas - Vivian chamou. 
Fingi não ouvir.
- Thomas, coloca as meninas na carroça. Vamos para casa.
Droga. Não deu. Quem sabe outro dia..." (p. 62-63)

Várias passagens emocionantes circundam a obra.
Vale destacar a presença de uma figura história: Álvares de Azevedo. Participa, na qualidade de poeta, também como um personagem  de relevante importância.
Muitas revelações nas páginas do livro...
Elaine tem que lutar para conseguir seu direito de matriarca Sibila.

Uma característica importante: a Sibila matriarca recebe, em determinado momento de sua vida, de repente, uma marca. Seus cabelos ficam tingidos de vermelho, de um vermelho intenso, de uma hora para a outra.

"Não são todas as filhas que ascendem. Quando raro aparecem duas ruivas, o poder da matriarca, passado por herança, fica dividido. Nesse caso a primogênita deverá ser desafiada pela irmã, então averá uma disputa que decidirá o domínio do matriarcado." (p. 45)

E Elaine e Dinah fazem essa disputa. Uma luta epopeica... de tirar o fôlego!!!

Os fatos que seguem não posso descrever. Leiam o livro!! Se não, perde a graça.
O enredo é repleto de seres fantásticos... (não gostei muito da presença de um lobisomem e um vampiro - me lembrou "Crepúsculo", que mesmo pertencendo ao meu estilo de livro preferido, detesto apelação -, mas no caso deste livro foi aceitável).
O final é inesperado e surpreendente!! Meu coração acelerou lendo os últimos capítulos...

O livro é simples. Uma leitura fluente, mas com uma linguagem rebuscada...
Ysatis fez um jogo de palavras muito bem elaborado. Gostei, apesar de, mesmo com belas palavras, haver umas duas que, em minha opinião, por pertencer a um vocabulário inadequado, poderiam não terem sido escolhidas pelo autor. Mas, claro, quem sou eu para palpitar... A obra é digna de um filme, apesar de não ser muito conhecida (não conheço muitas resenhas sobre ela).

Tenho certeza que você vai gostar!!


Diário da Sibila Rubra
(Trilogia do Leão - 2)
Autor: Kizzy Ysatis
Editora: Novo Século
Ano: 2008
Páginas: 261


___________________________________


Kizzy Ysatis é o nome artístico utilizado por Cristiano de Oliveira Marinho, um escritor brasileiro. Em 2005, seu romance de estreia, O Clube dos Imortais, ganhou o prêmio Rachel de Queiroz na categoria Melhor Romance concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) em cerimônia na Academia Brasileira de Letras (ABL), fato que o tornou o único escritor no Brasil a ganhar um prêmio com um livro sobre vampiros. Recebeu o prêmio de Honra ao Mérito no Concurso Internacional de Literatura da UBE pelo romance O Mistério do Rio das Rosas Brancas. O Clube dos Imortais é o Livro 1 da Trilogia Leão Negro, que narra a trajetória do vampiro Luar em sua busca obcecada por Álvares de Azevedo, numa mescla dos gêneros Literatura Fantástica e Romance Histórico. A saga continua no livro 2 – O Diário da Sibila Rubra, e conclui no livro 3 – A Queda do Vampiro (Previsto para 2013). É coautor de A Tríade, o primeiro romance nacional feito por 4 escritores. Organizou a coletânea de contos Território V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...