sábado, 26 de janeiro de 2013

Resenha #36 - Diário de Uma Paixão (Nicholas Sparks)

Hello, people!

Hoje, tenho o enorme prazer de trazer a vocês a resenha de um dos livros de um autor que sou totalmente fã. Acredito que vocês (ou pelo menos a maioria) já tenham lido e também assistido ao filme que, por sinal, é muuito bom! Neste ano, comecei a participar do Clube da Leitura, proporcionado pela Karin, do blog Prateleira de Cima, onde cada mês leremos um livro do Nicholas Sparks e iniciamos com Diário de Uma Paixão



Não sou nada especial, disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou. (p. 2)

Outubro de 1946, Carolina do Norte.
Noah Calhoun e Allison Nelson (Allie) são os protagonistas. Quando jovens, viveram um "romance de verão", mas infelizmente tiveram que se separar porque os pais de Allison eram contra esse relacionamento devido às diferenças de classes sociais. Ela, uma garota rica, amante da pintura, com um futuro promissor. Ele, um garoto simples, mas muito trabalhador e apaixonado pela poesia. Desses opostos, surge uma grande paixão.




Allie e a família saem da cidade de Nova Berna. Noah, desde então, passa a escrever muitas cartas para ela, no entanto, ele não consegue receber nenhuma resposta. Allie não toma conhecimento das mesmas, porque sua mãe as esconde.

Sendo também um rapaz sonhador, Noah decide comprar e restaurar um antigo casarão, um lugar muito especial para o casal. Até que consegue e uma foto sua ao lado do imóvel é publicada no jornal. Ao ler a matéria, Allie surpreende-se e sente o desejo de voltar ao interior. Não sabe porque, mas precisa rever Noah.

Muitos anos transcorreram desde o dia do adeus e muitas coisas mudaram. Noah e Allie agora são adultos e ela está a poucos dias de se casar com o excelente advogado Lon Hammond. Agindo por impulso, regressa à Nova Berna e reencontra Noah. A partir de então, doces lembranças são resgatadas e  Allie se vê dividida.



A poesia traz uma grande beleza à vida, mas também uma grande tristeza, e não sei ao certo se é uma troca justa para alguém da minha idade. Se puder, um homem deve desfrutar de outras coisas; deve passar seus últimos dias ao sol. Os meus vou passar debaixo de uma lâmpada de leitura. (p. 158)
Diário de Uma Paixão é uma belíssima história de amor. (Vale ressaltar que este livro foi inspirado nos avós da esposa de Nicholas Sparks). O livro é narrado pelo próprio Noah, já com os seus 80 anos e a cada página, compartilha conosco todas as suas lembranças, todo o seu amor, atenção e cuidado para com Allie. Uma história emocionante, que super vale a pena conhecer! 

As histórias de Nicholas Sparks prendem bastante a minha atenção. Acredito que seja pelo fato de ser um tipo de escrita a qual eu me identifico, onde o autor explorar casos reais (e nesse livro, o mal de Alzheimer), fatos que podemos presenciar em nosso cotidiano e que estamos sujeitos a enfrentar, quer sejam coisas boas, quer sejam coisas más. Nesse caminho, nos deparamos com tristezas, mas também com muitas alegrias e através da dor, muitas vezes, somos capaz de tirar grandes aprendizados. 

Recomendadíssimo, galera!
Até a próxima!

Sabrina Sousa


NICHOLAS SPARKS é um dos escritores mais adorados do mundo, oito vezes considerado o número 1 de acordo com o New York Times, com mais de 50 milhões de cópias impressas por todo o mundo. Todos os seus livros foram considerados sucessos dentro e fora dos Estados Unidos, sendo traduzidos para mais de quarenta idiomas. Vários dos romances de Nicholas Sparks foram adaptados para filmes, como "Querido John," "A Última Música" e "Noites de Tormenta." Ele mora na Carolina do Norte com sua esposa e filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...