domingo, 20 de janeiro de 2013

Resenha #34 Coraline (Neil Gaiman)

"Desde que quatro crianças irlandesas descobriram a terra encantada de Nárnia, ninguém iniciava uma viagem fantástica num simples abrir de porta. E desde que Alice seguiu o coelho, ninguém enfrentou coisas tão extravagantes e assustadoras. Você não tem que ser criança para se render ao encanto de Gaiman em 'Coraline'. Entre por essa porta e acredite no amor, na magia, e no poder do bem sobre o mal."

Hola...
Hoje trago, mais uma vez, Neil Gaiman e sua excepcional escrita.

O primeiro livro deste autor fantástico que tive a oportunidade de ler foi "O Mistério da Estrela" (excelente), depois "Lugar Nenhum" (não preciso nem comentar)... e cada vez que me deparo com outro escrito surpreendo-me e maravilhada fico com tamanha qualidade! (Comprei vários livros do autor. Será um encanto após o outro. Tenho certeza!).

Coraline segue a mesma linha de "Lugar Nenhum", a do fantástico, com um toque de terror... Porém, com uma linguagem acessível ao público juvenil. Linguagem simples, clara e maravilhosamente construída de modo a prender toda a atenção de forma que esquecemos que estamos vivendo. Um livro fininho, pouco mais de 150 páginas, li em um dia, rapidinho...

Coraline vive com seus pais e muda-se para um apartamento muito antigo, uma espécie de casarão. Também outras pessoas tem apartamentos nesse "suposto" prédio: as senhoras Spink e Forcible, ex-atrizes, moravam no apartamento abaixo do de Coraline. Senhoras simpáticas, gorduchas e velhinhas, vivam com alguns terriers escoceses: Hamish, Andrew e Jock. No apartamento de cima, vivia um velho maluco que dizia ter um circo de ratos, mas não deixava que ninguém os visse.

A menina Coraline era uma "exploradora", como por diversas vezes o autor nos conta. Ao explorar a casa "nova" (que de nova nada tinha), ela encontra um porta, onde sua mãe diz que não dá em nenhum lugar, pois atrás dela só há uma parede de tijolos. Muito curiosa, a menina, quando encontra-se sozinha na casa, pega a chave e abre a misteriosa porta. E vê somente escuridão. Sua sede por descobertas a faz adentrar no corredor sem luz. Quando, enfim, seus olhos podem enxergar algo, vê que está no seu apartamento, porém ele encontra-se estranho. É como se ela estivesse em um lugar diferente, mas muito parecido com sua casa. Há duas pessoas muito parecidas com seus pais, porém mais "assustadores". Eles têm, no lugar dos olhos, dois botões negros costurados...

Lá, no mundo paralelo, tudo parece ser muito divertido. A sua "outra mãe", como é chamada no livro, deseja que Coraline permaneça nesse mundo para sempre. Ela promete ser uma ótima mãe. Mas para isso só uma condição. Que os olhos da menina sejam trocados por dois botões, também. Então, coloca sobre a mesa: agulha, botões e uma linha preta. 


"Ao aproximar-se na coisa na parede, percebeu que tratava de uma espécie de casulo, como uma bolsa de ovos de aranha. Contraía-se ao contato com a luz. Dentro do casulo, havia algo que se parecia com uma pessoa, porém uma pessoa com duas cabeças, com o dobro de braços e de pernas que deveria ter. (...)
'Talvez não haja nenhuma alma escondida aqui', Corline pensou. 'Talvez eu possa sair e ir para outro lugar'. (...)
Seu coração batia forte no peito. Avançou mais um passo. Nunca se sentira tão apavorada, mas, mesmo assim, seguiu em frente até chegar ao casulo." (p. 98-99)


Mas a "outra mãe" não é tão boa assim. Ela aprisionou os pais verdadeiros de Coraline. Então, a mocinha passa a tentar, de todas as formas, salvar seus pais... Na narrativa, encontra almas no armário... Passa por coisas bizarras...

"Coraline voltou as costas para a porta e começou a correr tão rápido quanto era viável pelo corredor escuro, deslizando a mão pela parede para garantir que não ia esbarrar em nada, nem mudar de direção na escuridão. 
Era uma corrida esforçada, e parecia a Coraline que se estendia por uma distância maior do que era possível a qualquer coisa. A parede que ela estava tocando parecia-lhe quente e macia agora, e, Coraline percebeu, parecia coberta por um pelo felpudo. Mexia-se como se estivesse respirando. Coraline retirou rapidamente a mão. (p. 130)


É fantástico! Leitura altamente recomendada!! É uma aventura. Um livro perfeitamente construído!

Há uma animação lançada em 2009. Eu ainda não assisti, mas tenho a impressão de ser uma leitura bem construída sobre o livro. Segue o Trailer para animar e instigar muito mais essa incrível aventura no universo realizado em letras, de Gaiman...



Espero que tenham gostado... Espero muito mais que quem ainda não leu, se entusiasme para ler, pois não irá se arrepender...

Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: ROCCO
Ano: 2003
Páginas: 157








Um comentário:

  1. Oi, Terezinha!

    Como você já sabe, ainda não li nenhum livro do Neil Gaiman, mas já tinha um certo interesse em ler "Coraline". Pelo visto, é realmente uma fantástica aventura! :)
    Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Beeijo, flor*;

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...