sexta-feira, 1 de março de 2013

Resenha #40 - Cartas entre amigos (Gabriel Chalita e Fábio de Melo)

Boa noite, galera!
Março já chegou e a primeira resenha que trazemos é de um livro que terminei hoje, por sinal, e que muito me agradou. Já fazia um bom tempo que eu tinha vontade de lê-lo, só me faltava a oportunidade. Então, trago a vocês minhas impressões desse livro, escrito por Gabriel Chalita e Fábio de Melo, dois grandes nomes em nosso cenário brasileiro.



Cartas entre amigos - sobre ganhar e perder é um convite a celebrar a simplicidade da vida e nisso, tomando diversos exemplos como ponto de partida para grandes e contínuas reflexões. Indagações que dizem respeito às tristezas familiares, como também de muitas dores são trazidas nesse livro, escrito em forma de diálogo, cartas trocadas entre os autores, que levam o leitor a parar para meditar nas fases da vida, no cotidiano e nas relações sociais, fazendo uma análise pessoal.

Pessoas simples acessam com muita facilidade a profundidade da vida. Sabem viver na prática o que não sabem dizer na teoria. (p. 51)

O interessante no acompanhamento desta conversa entre Gabriel Chalita e Fábio de Melo é podermos meditar através de suas perguntas e respostas, analisando o próprio "eu" e passar a olhar para o outro, buscando entender suas atitudes em certos momentos da vida. 

Há pessoas que mesmo em meio ao sofrimento, conseguem encontrar uma saída, aprendem a passar pelo deserto e se negam a parar diante de suas limitações. Aprendem a superar seus medos, abrindo a janela de suas emoções para deixar que a luz de um novo dia entre, ilumine e passe a fazer morada. Um recomeço! É fácil? Certamente não, mas para isso é preciso cultivar a árvore da paciência, da fé e do amor para podermos dispor de seus frutos.

O mal está por toda parte, mas o bem também está. Por vezes só o bem prevalece. Por vezes só o mal. Tudo depende do que vamos deixar crescer. É assim que ganhamos. É assim que perdemos. (p. 70)

Somos pessoas imperfeitas que estamos constantemente na busca de um Sol maior, um porto seguro que ampare nossas lágrimas, que nos ensine nas perdas para que possamos ampliar nossa visão na busca de outras experiências e possibilidades. 

Nestas páginas, além de experiências próprias dos autores, também nos deparamos com ricos pensamentos de grandes escritores como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Lygia Fagundes Telles, um pouco da poesia de Castro Alves e dentre outros para clarear as ideias e tentar entender os conflitos da modernidade, que muito sufocam o ser humano. 

Muito tenho a dizer acerca desta leitura, mas não sei como fazê-lo, como descrever. Gosto de livros que fazem com que assimilemos facilmente aquilo que está sendo exposto. E este é um desses, de leitura atrativa, rápida, espontânea e leve. Caso você tenha a oportunidade de lê-lo, não a deixe passar. Recomendo!

Até a próxima!

Sabrina Sousa


FÁBIO DE MELO nasceu em Formiga (MG), em 1971. Sacerdote católico, é formado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (SC) e em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). É pós-graduado em Educação e mestre em Teologia Sistemática pelo Instituto Santo Inácio, de Belo Horizonte (MG). Além de escritor, é também compositor e cantor.

GABRIEL CHALITA nasceu em Cachoeira Paulista (SP), em 1969. Graduado em Direito e Filosofia, é mestre em Ciências Sociais e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Comunicação e Semiótica pela mesma universidade. É membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...