sábado, 9 de março de 2013

Resenha #41 Mau Começo (Desventuras em Série), Lemony Sniket


¡Hola, hola!

Milhares de anos longe do Blog, mas voltei (parcialmente)...
E trago logo um outro Super Livro... O Livro Primeiro de Desventuras em Série, Mau Começo, de Lemony Sniket.

Conheci o enredo através do filme de Brad Silberling (com o mesmo título da série), lançado em 2005 (com nada mais, nada menos que Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law). Impossível não se envolver. Desde então, enchia-me de desejo de comprar a coleção (de 13 livros), mas faltava-me dinheiro. Decidi, então, comprar aos pouquinhos (nada mais óbvio... "dãr"!!).

É um livro curtinho. Linguagem muito bem trabalhada. 
Acho super interessante esse diálogo que o narrador tem com o leitor em algumas obras. Durante toda a narrativa nosso narrador conversa e lhe avisa que se o desejo de ler é de ver passagens felizes, escolheu o livro errado:

"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes n/ao são o que mais encontramos na vida dos três Baudelaire cuja história está aqui contada. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire eram crianças inteligentes, encantadoras e desembaraçadas, com feições bonitas, mas com uma falta de sorte fora do comum, que atraía toda espécie de infortúnio, sofrimento e desespero. Lamento ter que dizer isso a vocês, mas o enredo é assim, fazer o quê?" (p. 9-10)

É até difícil escrever sobre o livro. O título da série já fala por si só. As três crianças citadas ficam órfãs de pai e mãe. Desde então, é uma "desventura" atrás da outra, em suas vida. Eles estão brincando na praia quando o Sr. Poe (advogado da família) lhes dá a notícia de que seus pais haviam morrido em um incêndio misterioso. Violet (14 anos), Klaus (12 anos) e Sunny (um bebê) tinham pais muito ricos, mas que, segundo seu testamento, deveriam morar com um parente se algo lhes acontecesse. Sua fortuna só estaria disponível a Violet quando completasse sua maioridade.

O fato é que os pequenos vão morar com o Conde Olaf:

"Ele era muito alto e muito magro, e vestia um terno cinzento com várias manchas escuras. O rosto estava sem barbear e, no lugar das duas sobrancelhas que a maioria dos seres humanos possui, tinha uma única, bem comprida. Seus olhos brilhavam intensamente,o que lhe dava uma aparência de faminto e zangado ao mesmo tempo. (...) E dava para eles verem, no intervalo da pele muito branca situado entre a surrada bainha da calça e o seu sapato preto, que o conde Olaf tinha tatuada a imagem de um olho em seu tornozelo, igual à do olho em sua porta da rua." (p. 28.30)

Era um ator, ríspido, mau educado, agressivo, interesseiro, mau... Chamava as crianças de órfãos. Os colocou em um único quarto imundo, com uma única cama igualmente inutilizável. Tenta, de várias formas, encontrar um jeito de ficar com a herança dos jovens Baudelaire, fazendo o que for possível (de malévolo, é claro) para satisfazer essa meta.

Realmente, ficamos chocados com tantas atitudes surpreendentes realizadas pelo Conde Olaf. Só para se ter uma noção, a última palavra do livro é justamente DESGOSTO. E é só o primeiro livro de uma série de 13. Imagine quantas desventuras esses pobres "órfãos" terão! Não tem, de fato, um final feliz, pois quando achamos que tudo está acabando bem (o que é de se esperar nas últimas páginas de um livro):


"Nesta altura de nossa história, sinto-me obrigado a interrompê-la para lhes dar um último aviso. Como eu disse no comecinho, este livro que está na mão de vocês não termina com um final feliz. Pode parecer, pelo que acabaram de ler, que o conde Olaf vai para a cadeia e que os três jovens Baudelaire vão viver felizes para sempre com a juíza Strauss, mas não é assim. Se preferirem, podem fechar o livro imediatamente e não ler o desfecho infeliz que se segue. Vocês podem passar o resto da vida acreditando que os Baudelaire triunfaram sobre o conde Olaf e viveram o resto da vida deles na casa e na biblioteca da juíza Strauss, mas não é assim que a história continua." (p. 142)

E, claro, que não posso escrever mais...
Como sempre escrevo aqui, todas as vezes que leio um livro que ultrapassa minhas expectativas: "Vale a pena!!!" Muito...!!!

Confiram!!

Mau Começo 
(Livro Primeiro de Desventuras em Série)
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia das Letras
Ano: 2001
Páginas: 148


_____________

Lemony Snicket



Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Ele escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade.

Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava. Atualmente há treze livros lançados da série.

2 comentários:

  1. Também li o livro recentemente e resenhei no blog, não sei se vc conferiu Terezinha, mas é realmente isso o livro é uma tristeza só para as pobres crianças, mas é tão bom ler esse livro a narrativa é perfeitinha e eu já me tornei fã do autor.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    já li toda a série e amei, apesar de que achei que, ao longo dos volumes, a história acabou ficando um pouco repetitiva! O filme também é ótimo! Adorei sua resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...