terça-feira, 24 de julho de 2012

Resenha 3# “Pollyanna” (Eleanor H. Porter)


Hey, queridos leitores!

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês um livro que, além de ser bastante conhecido, possui uma belíssima estória, com uma narrativa bem construída.


Pollyanna, da autora Eleanor H. Porter, fora escrito em 1912 e desde então, passou a ser lido, relido e traduzido em várias línguas. Assim como os “romances de folhetins,” esta obra também foi publicada em capítulos, no jornal de Boston, Christian Herald, sendo transformada em livro em 1913 e passada para o cinema em 1920, pelos estúdios Disney.

A história tem como protagonista Pollyanna, uma adolescente de 11 anos, que ficara órfã e fora morar com a tia, Miss Polly Harrigton, uma mulher séria, angustiada e que fazia questão de esconder seus sentimentos. Esta é uma das moradoras mais ricas da cidade e conhecida por sua austeridade. Miss Polly cumpria com suas obrigações, mesmo que estas estivessem fora de sua vontade e por isso, aceitou a sobrinha, que perdera recentemente o pai.

Ao chegar na pequena Beldingsville, a presença de Pollyanna passa a mudar completamente o destino daquela típica cidade.

Sendo efusiva e de um caráter inigualável, a menina não se deixava abater pelo desânimo, as tristezas e dificuldades que apareciam pelo caminho, e é através do chamado “Jogo do Contente” que Pollyanna mostrará a todos que é possível tirar algo bom das coisas, daquilo que lamentamos ou que pensamos não ter solução. Trata-se de uma grande otimista, que aceitava desafios e não desistia de nada em meio às adversidades.

- Não é esquisito... é maravilhoso – continuou Pollyanna entusiasticamente. – Jogamos sempre, desde aquela época. E quanto mais difícil parece, mais divertido é sair da situação. (p. 39)

Todas as pessoas que conhecia por onde andava, Pollyanna contagiava com seu espírito livre e alegre e também com este curioso jogo, e dessa forma, conseguia trazer esperança aos amargurados, desiludidos, que há muito tempo perderam a fé e até mesmo a capacidade de amar.

Pollyanna é um clássico da literatura infanto-juvenil, mas uma leitura indispensável para todas as idades, trazendo valiosas lições a cada capítulo. Os exemplos que passamos a conhecer nos proporcionam alegria e a maravilha de se ver a vida de outra maneira.


Nascida em Littleton, Nova Hampshire, Eleanor Hodgman Porter (1868 - 1920) foi uma escritora estadunidense. Seu livro mais famoso é Pollyanna, publicado pela primeira vez em 1913. O romance sobre uma menina órfã de atitudes edificantes, tornou-se um best-seller e sua protagonista passou a ser conhecida como a heroína mais otimista da literatura. Em 1915, Eleanor lançou Pollyanna moça, também um sucesso entre o público infanto-juvenil.


Não duvido que você, querido leitor, seja também estimulado a experimentar o “Jogo do Contente.” Hehe

Bom, estou contente por você ter lido até aqui. Não deixe de comentar. Até a próxima! ;)


REFERÊNCIA:

PORTER, Eleanor H. Pollyanna. São Paulo: Martin Claret, 2007. - (Coleção a obra prima de cada autor; 264) 

Sabrina Sousa


                                                                                                                                     

Um comentário:

  1. Este livro fez-me rever muitos conceitos.
    Realmente é uma literatura que deveria ser apresentada não só para nossas crianças e adolescentes, mas para toda uma nação...

    Jogar o Jogo do Contente é uma maneira divertida, leve e eficaz de viver!!!

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...