quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Resenha #8 A menina que não sabia ler (John Harding)


"É uma história curiosa a que tenho de contar, uma história de difícil absorção e entendimento, por isso é uma sorte que eu tenha as palavras para cumpri a tarefa. Se eu mesma digo isso, quando talvez não devesse, é que, para uma menina da minha idade, tenho um ótimo vocabulário. Extremamente bom, para falar com franqueza. Porém, devido às opiniões regidas de meu tio em relação à educação das mulheres, tenho escondido minha eloquência, soterrado meu talento e mantido apenas as formas mais simples de expressão aprisionadas no cérebro. Tal dissimulação transformou-se em hábito e foi motivada pelo medo, pelo grande medo de que, se falasse como penso, ficaria evidente meu contato com os livros e eu seria banida da biblioteca. E, como expliquei para a pobre sra. Whitaker (pouco antes de sua trágica morte no lago), isso é algo que não acredito que possa suportar." (p. 13)


¡Hola, lectores!

Hoje resolvi resenhar.
O livro é A menina que não sabia ler, uma obra de John Harding, e que faz parte do nosso primeiro sorteio no Blog. Para quem gosta de mistério, suspense e um aquele toque especial de confusão entre realidade e fantasia, esse é o livro perfeito!

Florence mora com seu irmão caçula, Giles, na mansão de Blithe House. A educação das mulheres de sua época é rígida e elas não podem ter acesso à leitura. A casa abriga uma enorme biblioteca. Florence, claro, movida pela curiosidade e aventura, passa a frequenta-la às escondidas e, sozinha, aprende a ler e desfruta do incrível poder que um livro coloca nas mãos de um ser. E apaixona-se pelos escritos de Willian Shakespeare, Sir Walter Socoot, Jane Austen, Dikens, Goerge Eliot e, principalmente, por Edgar Allan Poe. (talvez o responsável pelos devaneios da personagem).

É difícil escrever sobre um livro que desperta sentimentos estranhos em você. Mas é assim que esse livro mexe com seus leitores...

Os irmãos recebem uma preceptora, srta. Whitaker. Alguém que iria ajudá-los em sua educação. Mas  misteriosamente, com pouco tempo de convívio com as crianças, a mulher morre no lago, próximo à casa. Uma nova preceptora surge, srta. Taylor. E com um mistério muito mais envolvente, Florence acredita que ela seja uma espécie de reencarnação da srta. Whitaker.

A garota passa a ter sonhos estranhos, assustadores. Tão reais que já não sabe mais o que é sonho. Até que   descobre que quem tanto a assombra é justamente a srta. Taylor, que quer levar seu irmão, Giles embora e devorá-lo.

A missão de Florence agora é destruir esse fantasma que assombra sua casa, pois não acredita que sua preceptora seja realmente uma humana. Mas como fazer isso? Ela só pode contar com a ajuda de seu melhor (e único) amigo (talvez um pouco mais que isso), Theodore Hoosier. 

E nessa loucura e mistura de sonho e realidade nossa obra se desenvolve. No fim das contas é sua a interpretação. Estaria Florence correta sobre suas suspeitas ou seria uma psicopata, louca pelo incrível "poder" dos livros?

¡Hasta!






Para participar do sorteio, clique na imagem:

_________________________
John Harding nasceu em uma pequena aldeia Fenland na Ilha de Ely, em 1951. Após a vila local e escolas de gramática, ele leu Inglês em St Catherine’s College, em Oxford, onde ele se sentava ao lado de Martin Amis, durante uma palestra. Trabalhou primeiro como repórter e depois como escritor e editor em revistas, antes de se tornar um escritor freelance. Seu primeiro romance foi aclamado best-seller e que fizemos nossas férias. Ele mora em Richmond upon Thames com sua esposa e dois filhos.

www.skoob.com.br/autor/256-john-harding

HARDING, John. A menina que não sabia ler. Trad. Elvira Serapicos. - São Paulo: Leya, 2010.

2 comentários:

  1. esse livro está aqui na minhas futuras leituras, gostei muito da resenha, possivelmente ele irá entrar nas prioridades.
    muito bom '-'
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    já li esse livro e amei!! A história é mesmo muito linda e a Florence uma personagem maravilhosa!

    Bjs

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...