sábado, 20 de outubro de 2012

Conhecendo a "criadora" da poetisa Iúllia Agner

Ser poetisa vai muito mais além do que escrever sobre Amor, Paixões, Sonhos e tudo mais. É algo tão espiritual e sensitivo que fica difícil até para fazer referências. A inspiração parece vir das emoções e todo o jogo de palavras que a poetiza usa não tem outra finalidade senão a de suscitar as próprias emoções dos leitores. 
A poesia é como se fosse uma dedicatória da sensibilidade (poetisa) à sensibilidade (leitor), e nisso só podemos dizer que ela acontece em seu sentido inicial se o leitor sentiu os efeitos das palavras, pois do contrário sua serventia foi nula.
Em poucas palavras tentei dizer o que é ser poetisa, muito embora dizer que sou uma é de uma indignidade e audácia altíssima. Prefiro que as pessoas façam esse conceito, pois mais antes a humildade do que a prepotência. A poetisa fica com vocês, eu apenas gosto de escrever.(risos)
A essência de um poeta é de uma beleza fantástica que na maioria das vezes desconhecemos deste "nosso" potencial. Digo isto porque aos poucos tenho descobrido e explorado o meu.
Uma das minhas "audácias criativas" (além das cartas, que amo) foi a Iúllia Agner, uma das poetisas deste blog. Ela é meu oposto, é atrevida, sedutora, determinada, aventureira, destemida, madura, enfim, é uma mulher sensacional. O que temos em comum é o gosto pelas Letras, Artes, o apreço pela natureza, o gostar de viajar e uma paixão pela língua italiana (inclusive pelos italianos também). 
As pessoas fazem perguntas, como: "A Iúllia não tem um pouco de você?" Tem sim, a Iúllia teve uma infância, uma adolescência, posso dizer que estou nas "fases de transição" dela.
A Iúllia faz, simplesmente, tudo que eu não tenho coragem de fazer, não por eu ter medo, mas porque escolhemos caminhos diferentes a seguir. Ela tem uma vida independente da minha. Os amores que ela faz referência nas poesias  também são casos à parte. Algumas pessoas desconfiam que a apaixonada sou eu, que vivo um romance às escondidas. Que afronta! (risos)
Não, eu, Giulliane, nunca me apaixonei, não que eu me lembre e  se isso aconteceu foi de uma insignificância que não representou nada. A paixão é algo tão "desconsertante" que acho não ser uma boa experiência para mim. Já sou tão distraída, imaginem apaixonada! Apaixonar-me só depois de muitos copos de Coca-cola!(risos). Mas já tive muitas ilusões, o chamado "Amor Platônico" tão intenso quanto o fogo numa palha. A realização desses nunca aconteceram, aqueles homens não eram para mim, eram para a Iúllia, mas ela ainda não existia (ou, já?).
Contudo, tenho uma grande inspiração, uma paixão que já se tornou amor ... um romance que já teve seus ensaios, mas que ainda não se "consumou". Às vezes penso não haver "correspondência", mas é ele que sustenta a minha vida. No facebook eles nomeiam isso de "relacionamento enrolado". Porém, é algo muito mais intenso do que as paixões e cópulas da Iúllia. Contudo, creio que chegamos ao "êxtase", mas por meios diferentes, pois a doação, a entrega, a permissão de se deixar adentrar é a mesma (ou, pelo menos o desejo, no meu caso). Mas eu aposto nesse amor e hei de vivê-lo em plenitude. "O meu Amado será meu e eu serei do meu Amado."
Iúllia Agner depende da minha mão para escrever. Como disse um autor (o qual não lembro o nome) que a mão que escreve é a possuída, logo a minha mão direita é a poetisa (risos). Porém, creio e digo que qualquer pessoa pode escrever, pois a sensibilidade e a técnica é algo que pode ser aprimorado. Todo dom é aperfeiçoado e mesmo aqueles os quais não possuímos merece, ao menos, ser experimentados por nós. Muito embora que os escritos produzidos não cheguem à semelhança dos nossos "ícones de referência" vale à pena a tentativa de esquematizar ideias e emoções num papel. Pois aquilo que não vigora pode servir como aprendizagem e história. Mas, toda história pode virar livro.
É isso, meus caríssimos. Vocês conheceram um pouquinho da poetisa Iúllia Agner e da sua "criadora" dela, Giulliane Gomes. Espero que tenham gostado. A todos os poetas e poetisas, meus parabéns!!
                                                                                           
 Giulliane Gomes

4 comentários:

  1. Eita, Giully...
    Ainda crio coragem para escrever assim sobre mim...

    Amiga, amei!! Você é um talento fora do comum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, lendo essas palavras vindo de você sinto-me muito honrada! Obrigada, Linda! E você tem sim esta coragem e muitas outras! Vai ver que estou certa!"Talento fora do comum", amei!Beijo

      Excluir
  2. Ah, Giu, poetisa você é sim, minha querida!

    Os heterônimos são figuras intrínsecas ao livro da vida de cada autor. E com a Iúllia Agner isso não é diferente. Não se esconda, amiga. Se jooga! rsrs.
    Alguém tão intenso e que mexe tão bem com as palavras... Parabéns, amiga! Você é d+! ;)

    Beeijo*;

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Sá! Até você!Que maravilha! Incentivo é o que não me falta com duas amigas assim, como vocês!Obrigada, Querida! Vou tentar sempre me jogar no papel e seguir o ritmo da caneta!beijos

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...